Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projetos
Início do conteúdo da página

Projetos

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 16h18 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 17h36 | Acessos: 235

1. SISTEMA DE AUDIODESCRIÇÃO COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM.

(INSTITUTO DE ESTUDOS EM SAÚDE E BIOLÓGICAS / FACULDADE DE BIOLOGIA)

Prof. SIDNEI CERQUEIRA DOS SANTOS

Resumo:

O material didático é uma ferramenta facilitadora do processo de ensino-aprendizagem. O uso de novas tecnologias tem auxiliado na dinâmica e instrução do aprendizado dos alunos. Este projeto tem como objetivo elaborar um atlas virtual de microbiologia com audiodescrição, como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, a partir de atividades laboratoriais de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNIFESSPA. Os principais produtos serão imagens de colônias e células bacterianas. Os materiais serão acessibilizados para pessoas com deficiência visual por meio da audiodescrição. O atlas virtual será desenvolvido, gerenciado e atualizado na página do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas da UNIFESSPA. O intuito deste projeto é fornecer materiais didáticos gratuito e acessível para os alunos do ensino médio e superior.

2. UMA ANÁLISE DA HIPÓTESE DE MALDIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NOS MUNICÍPIOS MINERADORES DO PARÁ.

(Faculdade de Ciências Econômicas / IEDAR)

Prof. DYEGGO ROCHA GUEDES

Resumo:

O tema da maldição dos recursos naturais levanta divergências em diferentes correntes do pensamento econômico. No que diz respeito às experiências históricas, há casos de países que lograram sucesso e outros que sofreram/sofrem problemas de ciclos econômicos em função da variação dos preços das commodities, como os países da América Latina. No Brasil, o estado do Pará é um dos grandes exportadores de minério no mercado internacional. Com efeito, os municípios do estado do Pará que geram um grande volume de exportação mineral como Parauapebas, Canaã dos Carajás, Barcarena, Marabá e outros, são afetados diretamente pelas oscilações do comércio internacional e pelo baixo nível de atividade industrial em função de uma maior especialização nas atividades intensivas em recursos naturais. Ainda, entre as características dos municípios paraenses estão a pobreza e o baixo índice de desenvolvimento humano municipal. Dadas essas características, essa pesquisa busca analisar se há evidências da maldição dos recursos naturais para os municípios que possuem participação no setor de exportação mineral no estado do Pará.

3. MOBILIDADE PENDULAR NO NORTE DO BRASIL SOB A ÓTICA DO MODELO GRAVITACIONAL.

(FACE / IEDAR)

Prof. JULIANA DE SALES SILVA

Resumo:

Após a Revolução Industrial, a urbanização provocou mudanças socioespaciais nas regiões, na qual entre elas se destaca o aumento no número de cidades, o desenvolvimento das redes de transporte interligando todas as regiões, crescimento desordenado e acentuação das desigualdades sociais nos centros. É nesse sentido que se têm as definições de mobilidade residencial, migração, migração pendular e migrações sazonais, segundo Jardim (2005a, 2011b). Segundo o autor, tem-se as seguintes definições: a mobilidade residencial é quando há a mudança do indivíduo dentro da cidade em que reside; a migração é quando há a mudança de residência, sem o retorno para a mesma cidade; a migração pendular é determinada pela mensuração do tempo e espaço, podendo variar entre horas ou até mesmo em dias, ou seja, é quando há o deslocamento diário do indivíduo; e a migração sazonal é quando o indivíduo fica longe de casa durante meses. Estudos recentes mostram que a mobilidade pendular é um elemento indispensável para entender as dinâmicas regionais de integração urbana (PEREIRA; HORRERO, 2009). Segundo o IBGE (2010), as informações sobre os deslocamentos trazem auxílio para as atividades de planejamento em níveis locais e regionais. Diante do apresentado, o fenômeno de migração pendular se justifica pela presença de maior potencial econômico ou de melhores condições sociais no local de trabalho/estudo em comparação ao local de residência. Segundo Miranda e Domingues (2010) essas localidades mais atrativas, podem levar indivíduos a migrarem de maneira definitiva ou de maneira parcial (mobilidade diária entre o local de residência e local de trabalho/estudo). Diante disso, acredita-se ser importante encontrar fatores determinantes destes migrantes pendulares no Norte do País, verificando os fatores de atração e repulsão, uma vez que para a localidade, não foram encontradas informações mais aprofundadas deste fenômeno. Além disso, a mobilidade pendular é um estudo indispensável para entender as dinâmicas regionais de integração urbana e também auxiliam as atividades de planejamento locais e regionais. Logo, as pesquisas sobre este assunto são importantes para a construção de políticas públicas.

4. ESCRITÓRIO MODELO DE ENGENHARIA CIVIL.

CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL / INSTITUTO DE ENGENHARIA DO ARAGUAIA

Prof. CLAUDIA QUEIROZ DE VASCONCELOS

Resumo:

O projeto propõe atividades de interação com acadêmicos do curso de Graduação de Engenharia Civil que preveem orientação e monitoramento com apoio presencial e virtual para o desenvolvimento de projeto de reforma ou de construção voltado ao público de baixa renda. Vale salientar que o projeto também abrange pesquisa em soluções inovadoras e viáveis à realidade local, considerando materiais disponíveis e com viabilidade econômica e execução da mão de obra. Esse processo cognitivo que determina princípios e requisitos, possibilitam a definição do programa de necessidade mais aproximado e coerente com a necessidade do usuário, ou seja, ao modelo idealizado que possa responder as especificidades de cada família de baixa renda.

5. AJUSTE DE MODELOS NÃO LINEARES E ESTIMATIVAS DOS PARÂMETROS PARA CRESCIMENTO CORPORAL E PRODUÇÃO DE OVOS DE CODORNAS DE POSTURA.

(Cursos de zootecnia e medicina veterinária / IETU)

Prof. DAIANE DE OLIVEIRA GRIESER

Resumo:

A ausência de informações atualizadas na literatura condizentes com as características genéticas das linhagens de codornas de postura atuais, referentes às estimativas dos parâmetros de crescimento corporal e produção de ovos, dificultam a tomada de decisões pela indústria e produtores rurais em relação a aspectos relacionados ao manejo, nutrição, ambiência e melhoramento genético do plantel. Existem diferentes modelos não lineares (Brody, Von Bertalanffy, Logistíco, Gompertz, Richards, Wood) que podem ser utilizados para ajustarem-se os dados de determinada variável, porém ocorrem diferenças em relação ao ajuste, quanto à interpretabilidade biológica, dificuldades computacionais e qualidade do mesmo, sendo necessário através desses itens, escolher o melhor modelo, que apresente os menores desvios observados em relação aos parâmetros estimados. Esses modelos podem ser utilizados para descrever diversas características das codornas, permitindo a adoção de estratégias que proporcionem melhorias nessa atividade, possibilitando através da simulação do crescimento ou produção de ovos predizerem as exigências nutricionais, os efeitos de diferentes programas nutricionais e condições ambientais sobre o desempenho e características de produção de ovos, estimar a produção total de ovos usando registros parciais, analisar detalhadamente a produção, a taxa de postura, qualidade e quantidade de ovos, idade do início da postura, determinar a melhor idade de descarte do plantel de postura, os índices de eficiência de produção e elaborar modelos de crescimento ou produção de ovos (software) a serem utilizados pelas empresas. Este potencial genético de crescimento ou produção de ovos das aves pode ser mensurado através de experimentos, onde o animal é criado em condições ideais ou não limitantes, pois existem vários fatores que podem afetar o crescimento e produção, como instalações, quantidade e tempo de distribuição de alimento, linhagem, sexo, densidade do lote, produtor, clima, equipamentos, sistema de incubação, idade da matriz, fornecimento de água entre outros. Sendo assim, essa proposta tem como objetivo verificar o ajuste de modelos não lineares e estimativas dos parâmetros genéticos para peso corporal e produção de ovos de duas linhagens de codornas de postura japonesas e com esses resultados elaborar programas computacionais (software) para serem utilizados por pesquisadores, produtores e empresas que atuam na área da coturnicultura.

6. AVALIAÇÃO DA APLICABILIDADE DE REDES NEURAIS CONVOLUCIONAIS NA INTERPRETAÇÃO DE IMAGENS DE ULTRASSONOGRAFIA DE OVÁRIO EM VACAS NELORE.

(Zootecnia / Pecuária de Precisão)

Prof. JOAO PAULO PACHECO RODRIGUES

Resumo:

O presente projeto trata de uma pesquisa com coleta de dados realizada na Fazenda Santa Rosa (6°58'10.8"S 50°08'02.7"O), município de Xinguara, Pará, com execução analítica no Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, no mesmo município. A pesquisa é associada à dissertação de mestrado do colaborador André Cascalho Andrade, junto ao Programa de Pós Graduação em Produção Animal na Amazônia, sob orientação do coordenador da presente proposta e coorientação do Prof. Lucas Jacomini Abud e Tadeu Eder da Silva. O uso de redes neurais na interpretação de imagens de ultrassonografia vem sendo ampliada na medicina humana e veterinária, sendo uma ferramenta suplementar de diagnóstico. Essa aplicabilidade carece de avaliações e ajustes tecnológicos que permitam a sua utilização em fazendas de cria de bovinos de corte, os quais têm a reprodução um ponto chave na produtividade e rentabilidade. Dessa forma, objetiva-se coletar imagens de ultrassonografia de ovário aos 30 após a inseminação, em vacas submetidas a protocolo de inseminação artificial de rotina na fazenda, e utilizá-las para a verificação da aplicabilidade de redes neurais na predição de prenhez das mesmas. Serão utilizadas 584 vacas multíparas da raça Nelore, alimentadas em piquetes de capim Mombaça (Panicum maximum cv. Mombaça), com suplementação mineral ad libitum e livre acesso a água. Para coleta das imagens, será utilizado um aparelho de ultrassonografia modelo Mindray DP-Vet 2200 (Cantão, China). As coletas de imagens de ultrassonografia serão realizadas por Juliano Ribeiro, médico veterinário responsável pelo rebanho. Serão coletadas imagens do ovário funcional com corpo lúteo, responsável pela manutenção da prenhez dos animais. As práticas de manejo serão realizadas pela equipe da Fazenda Santa Rosa. Espera-se que a rede neural demonstre aplicabilidade tanto na detecção de prenhez, quanto avaliação da probabilidade de reabsorção embrionária ou parto dos animais. Tais resultados podem ser geradores de sistemas passiveis de implementação em softwares de aparelhos de ultrassom ou aplicativos. Além disso, os resultados potenciais são de elevada relevância econômica para a atividade pecuária em níveis regional, nacional e internacional.

7. POBREZA E VULNERABILIDADE SOCIAL EM TERRITÓRIOS MINERADORES: UMA ANÁLISE DA REGIÃO DE CARAJÁS-PA.

(FACE / IEDAR)

Prof. DANIEL NOGUEIRA SILVA

Resumo:

Diante da realidade de pobreza que vive parte significativa da população nos municípios mineradores do Pará, essa pesquisa tem como objetivo elaborar um Resumo Diante da realidade de pobreza que vive parte significativa da população nos municípios mineradores do Pará, essa pesquisa tem como objetivo elaborar um diagnóstico da realidade de Pobreza e Vulnerabilidade Social dos Municípios mineradores que compõem a Região de Integração de Carajás no Estado do Pará, com base nos microdados do Cadastro Único (CADUNICO) do governo Federal. Além de elaborar uma revisão bibliográfica que englobe os temas sobre pobreza e vulnerabilidade social, o intuito é construir indicadores sociais dos municípios que compõem a Região de Carajás, o que possibilitará realizar um diagnóstico sobre a vulnerabilidade social presente nesses territórios, bem como contribuir na proposição de políticas públicas voltadas para a superação dessa realidade.

8. PROJETO PARA DESENVOLVIMENTO DO MONITORAMENTO DOS ROYALTIES DE MINERAÇÃO (CFEM) DOS MUNICÍPIOS DE MARABÁ/PA, PARAUAPEBAS/PA E CANAÃ DOSCARAJÁS/PA.

(FACE – PPGPAM / IEDAR)

Prof. GILIAD DE SOUZA SILVA

Resumo:

A CFEM, termo utilizado no Brasil para royalties da mineração, é uma receita relevante para os municípios mineradores de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás. Podendo esta receita ser propulsora de desenvolvimento nestes municípios, o objetivo deste projeto é desenvolver metodologia de acompanhamento do monitoramento da CFEM, no intuito de amparar a sociedade civil e acadêmica na produção de informações qualitativas e quantitativas acerca do orçamento na prefeitura de Canaã dos Carajás, Marabá e Parauapebas.

9. MATRIZ INSUMO-PRODUTO INTERGIONAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ.

(USP / NEREUS - USP)

Prof. Dr. Giliad de Souza Silva

10. SISTEMA INTEGRADO DE ESTATÍSTICA PESQUEIRA.

(FECAMPO / ICH);

Profª. Cristiane Vieira da Cunha

11. DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS INIQUIDADES EM SAÚDE E ENVELHECIMENTO NOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS.

(Saúde Coletiva / IESB);

Profª. Ana Cristina Viana Campos

12. FATORES ASSOCIADOS A AUTOPERCEPÇÃO DA IMAGEM CORPORAL DOS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL.

(Saúde Coletiva / IESB);

Profª. Ana Cristina Viana Campos

13. EXPOSIÇÃO AO FLAVORIZANTE DIACETIL: ESTUDO DA ACETILAÇÃO DE PROTEÍNAS VIA RADICALAR EMPREGANDO FERRAMENTAS BIOANALÍTICAS.

(Saúde Coletiva / IESB); 

Profª. Letícia Dias Lima Jedlika

14. ZIKAOMICS - UMA ABORDAGEM BIOANALITICA EM PORTADORES DE MICROCEFALIA ORIUNDA DA EXPOSIÇÃO AO VIRUS ZIKA.

(Saúde Coletiva / IESB); 

Profª. Letícia Dias Lima Jedlika

15. GERAÇÃO DE MOSAICO DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO OBTIDAS COM O AUXÍLIO DE DRONES.

(Geologia / IGE)

Prof. Leonardo Brasil Felipe

16. INTRODUÇÃO DOS MÉTODOS COMPUTACIONAIS DE PRIMEIROS PRINCÍPIOS PARA O ESTUDO TEÓRICO DOS MATERIAIS.

(Faceel / IGE)

Prof. Jeanderson Melo Dantas

17. SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL DE MATERIAIS EM NANOESCALA.

(Física / ICE)

Prof. Tarciso Filho

18. ESTUDO TEÓRICO DA ADSORÇÃO E REAÇÃO DE MATENOL E ETANOL (E SEUS DERIVADOS) SOBRE ELETRODOS SÓLIDOS DE PLATINA EM MEIO ÁCIDO.

(Química / ICE)

Prof. Emerson Paulinho Boscheto

19. GERAÇÃO DE MODELO DIGITAL DE ELEVAÇÃO E EXTRAÇÃO DE PRODUTOS DERIVADOS A PARTIR DOS PROCESSAMENTOS DE MATRIX DE PRODUTOS DE DADOS LIDAR (LIGHT DETECTION AND RANGE) NA SERRA DOS CARAJÁS/PA.

(Geologia / IGE)

Prof. Francisco Costa

20. SIMULAÇÃO DE MATERIAIS CERÂMICOS.

(Física / ICE)

Prof. Tarciso Filho

21. FRAGMENTAÇÃO SOCIOESPACIAL E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA: ESCALAS, VETORES, RITMOS, FORMAS E CONTEÚDOS.

(IEDAR - UNIFESSPA)

Profª. Maria Sposito

Resumo:

A diferenciação socioespacial em cidades brasileiras vem se aprofundando e aponta para a constituição do processo de fragmentação socioespacial. A origem dele está vinculada à predominância de lógicas e subjetivações neoliberais que se antepõem à ideia de direito à cidade. Esse projeto visa compreender, no plano da cidade e do urbano, como a lógica socioespacial fragmentária altera o conteúdo da diferenciação e das desigualdades, redefinindo os sentidos do direito à cidade. Este objetivo central desdobra-se em quatro planos analíticos: i) passagem da lógica socioespacial centro-periférica para a lógica socioespacial fragmentária; ii) interpretação da fragmentação socioespacial por meio das formas contemporâneas de diferenciação e desigualdade, a partir das práticas associadas ao cotidiano urbano; iii) desdobramentos da lógica socioespacial fragmentária sobre o par espaço público/espaço privado; iv) papel das instituições políticas, dos agentes econômicos hegemônicos e dos sujeitos sociais não hegemônicos. Para conduzir a pesquisa foram eleitas cinco dimensões empíricas a partir das quais o processo de fragmentação socioespacial será analisado: habitar, trabalhar, consumir, lazer e mobilidade. Serão estudadas cidades de diferentes formações socioespaciais: Chapecó/SC, Dourados/MS, Ituiutaba/MG, Marabá/PA, Maringá/PR, Mossoró/RN, Presidente Prudente/SP, Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP, além de cidades pequenas vinculadas a estas e que serão identificadas no decorrer da pesquisa.

22. COMIDA DE QUINTAL: INTERAÇÕES AGROECOLÓGICAS, INTERCÂMBIO DE SABERES E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FOMENTANDO A SOBERANIA ALIMENTAR EM QUINTAIS PRODUTIVOS.

(IEDAR - UNIFESSPA)

Prof. Diego Rodrigues

Resumo:

O Norte do Tocantins e o Sul e Sudeste do Pará são territórios importantes de influência da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, bem como da recém criada Universidade Federal do Tocantins, destacando-se por grande diversidade cultural, social, econômica, vegetal, em uma configuração peculiar e historicamente repleta de conflitos, em um contexto agrário onde sobressai a agricultura familiar, especialmente através das centenas de assentamentos de Reforma Agrária criados na região.
A agricultura urbana e periurbana e os quintais agroflorestais podem ter um papel importantíssimo no fomento à alimentação saudável e soberania alimentar destes povos, conduzindo as universidades regionais discutir seu papel social e a importância do diálogo com a sociedade, através da extensão articulada com o ensino e a pesquisa, fomentado, em última instância, a soberania alimentar. Sobressai assim, a importância do diagnóstico da produção dos quintais, mapeamentos dos mesmos e incentivo a uma rede solidária de troca de informações e insumos, especialmente mediados por tecnologias remotas que promovam a fácil e envolvente interação dos sujeitos, como aplicativos em smartfones, bem como ações integradas diversas dos núcleos de agroecologia, além de pesquisas participativas e outras ações que promovam a produção agroecológica local, o protagonismo e emancipação dos sujeitos no manejo da agrobiodiversidade, na promoção da soberania alimentar e emancipação humana.

23. SISTEMA DE MONITORAMENTO E PREVISÃO DE CASOS DA COVID-19.

(LCC / UNIFESSPA)

Prof. Adam Santos

Resumo:

O serviço reúne dados publicados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará  (Sespa), compilados pela plataforma “Brasil.io”. É com base nessas informações que o software apresenta a predição do número de casos confirmados e óbitos para o município de Marabá, num período futuro de uma ou duas semanas. Para essa projeção, o software utiliza um modelo não-linear, que identifica tendência e sazonalidade (semanal) dos dados históricos para realizar previsões de casos confirmados e óbitos acumulados. A implementação desse modelo científico é feita utilizando um Framework para Análise de Séries Temporais, o Facebook Prophet. Com a ferramenta disponibilizada pelo LCC, o usuário pode, ainda, acessar informações sobre o número de óbitos e casos confirmados, acumulados e não acumulados, dos municípios onde há campus da Unifesspa: Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

24. KD o Busão?

(LCC / UNIFESSPA)

Resumo:

É um projeto que visa atender a população que está diariamente na UNIFESSPA e necessita do transporte coletivo. Um dos principais problemas enfrentados pelos usuários é a questão do tempo. É a partir dessa problemática que o projeto surge, a intenção é trazer mais conforto para todos. Será criado uma rede IoT uma revolução tecnológica a fim de conectar aparelhos eletrônicos do dia-a-dia, como aparelhos eletrodomésticos à máquinas industriais e meios de transporte à internet, com essa tecnologia, todos os ônibus estarão conectados pela rede IoT, que fará trocas de informações com os ônibus, assim, os usuários poderão ter acesso, por meio de aplicativos móveis e páginas Web, à localização dos ônibus e poderá saber o tempo estimado até que ele passe em determinado ponto de parada..

Fim do conteúdo da página