Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações
Início do conteúdo da página

Trabalhos Publicados

Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 17h14 | Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 14h10 | Acessos: 90

Artigo: CLUSTERIZAÇÃO DE DADOS MISTOS PARA ANÁLISE DA ATIVIDADE PESQUEIRA ARTESANAL NA BACIA ARAGUAIA-TOCANTINS.

Autores: Renato S. da Silva, Rogério R. da Silva, Hugo P. Kuribayashi, Cristiane V. da Cunha, Carlos R. L. Francês.

DOI: 10.5335/rbca.v11i3.10061

Resumo:

Este trabalho apresenta a aplicação de um modelo de Monitoramento Adaptativo da Pesca em conjunto com técnicas de clusterização de dados mistos relativos à registros de atividade pesqueira na bacia Araguaia-Tocantins entre 2016 e 2017. Os registros de dados dos desembarques pesqueiros foram obtidos por meio do Sistema Integrado de Estatística Pesqueira (SIEPE), que se apresenta como uma proposta de ferramenta capaz de dinamizar o processo de coleta e análise de dados das bacias pesqueiras da Região Amazônica. Por meio da interface de exploração de dados do SIEPE diversas variáveis categóricas e numéricas foram extraídas. A partir da aplicação do algoritmo k-prototypes, revelou-se que as variáveis numéricas mais expressivas no estudo foram o rendimento da pesca e potência do motor da embarcação, enquanto que as variáveis categóricas mais expressivas foram, nome popular espécie e ambiente de pesca. Estas variáveis devem ser levadas em consideração em programas de monitoramento da pesca na bacia Araguaia-Tocantins, bem como o uso do SIEPE para apoiar a gestão pesqueira em diferentes escalas.

Artigo: APLICAÇÃO DE DEEP LEARNING NO PRÉ-DIAGNÓSTICO DA COVID-19 ATRAVÉS DE IMAGENS DE RAIO-X.

Autores: Luan Silva, Victor Ferreira, Leandro Araújo, Adam Santos.

Resumo:

Atualmente o mundo está lidando com uma pandemia relacionada com um novo coranavírus, severe acute respiratory syndrome coronavirus 2 ou SARSCoV-2, que passou a ser denominada como COVID-19. Uma das alternativas para auxiliar na identificação do COVID-19 é a utilização da radiografia do tórax, a qual mostra características semelhantes a outras pneumonias causadas por outros coronavírus. Entretanto, uma interpretação radiológica rápida de imagens nem sempre está disponível. A aplicação de técnicas de deep learning (aprendizagem profunda) para classificação de imagens de raio-x teve um crescimento considerável nos últimos anos. Neste trabalho foram utilizados duas arquiteturas de redes neurais convolucionais, InceptionResNetV2 e ResNetX50, com o objetivo de resolver o problema de classificação de imagens de raio-x de pessoas com pneumonia, a fim de ajudar no pré-diagnóstico, principalmente, da COVID-19, podendo se tornar um possível método de triagem de pacientes. O modelo gerado a partir da arquitetura ResNetX50 obteve os melhores resultados para todas as métricas definidas.

Disponível em: https://cutt.ly/Mzhb9x4

Artigo: ANÁLISE ESPACIAL EXPLORATÓRIA: UMA PROPOSTA DE SOFTWARE PARA ANÁLISE ESTATÍSTICA E COMPUTACIONAL DE DADOS.

Autores: Luan Silva, Victor Ferreira, Rogério Silva, Maurílio Monteiro.

Resumo:

O volume cada vez maior de dados existentes nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, gera a necessidade de tratamento prático e de bom censo que os transformem em informação pertinente. A análise criteriosa de dados, tanto internos como externos a uma organização, torna-se cada vez mais necessária em virtude da escassez do tempo e da cobrança de agilidade e flexibilidade impostas pelo mercado. Não há mais o problema de acesso aos dados, o desafio agora é a geração de conhecimento por meio destes, tarefa que exige o domínio de técnicas de análise. Neste cenário, aliado ao constante crescimento nas produções científicas durante a última década, o Python (uma linguagem de programação interpretada e de alto nível) tornou-se, sem dúvida, o padrão de fato para a pesquisa científica exploratória, interativa e orientada por computação.

Disponível em, Pág. 386: https://spc.unifesspa.edu.br/images/spc2019/Anais_III_SPC2019_VF1.pdf

 

Artigo: COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DOS NANOTUBOS PEPTÍDEOS FENILALANINA-TRIPTOFANO EM CONDIÇÕES ANIDRAS: UMA INVESTIGAÇÃO TEÓRICA.

Autores:  H. A. S. Freitas,  A. L. J. Saraiva,  T. A. Silva,  C. C. Coutinho-Filho,  R. L. R. P. Fagury,  A. M. J. Chaves-Neto,  R. M. Gester &  T. Andrade-Filho.

DOI: https://doi.org/10.1007/s00214-019-2457-7

Resumo:

Estudamos o comportamento estrutural dos nanotubos peptídeos formados por moléculas zwitterionicas sob condição de não estarem cheios de água. O estudo é realizado através de simulações de dinâmica molecular de ligação estreita com base na densidade funcional. Durante a simulação, cada molécula que forma a subunidade de peptídeo mantém a estrutura zwitterionica estável sem a presença de um fator externo, mesmo a temperaturas consideráveis. Com os nossos resultados, podemos assim especular sobre a gama de temperaturas que o sistema funcionará sem sofrer o processo de degradação e assim ser utilizado com segurança em possíveis aplicações.

 

Artigo: CAPACIDADE DE ENCAPSULAÇÃO DE NANOTUBOS DE CARBONETO DE SILÍCIO E NITRETO DE BORO PARA MOLÉCULA DE SPILANTHOL.

Autores: A. M. Rodrigues,  A. R. Palheta-Júnior,  M. S. S. Pinheiro,  A. M. R. Marinho,  A. M. J. Chaves-Neto,  R. Gester &  T. Andrade-Filho.

DOI: https://doi.org/10.1007/s40097-020-00359-5

Resumo:

Aplicamos o método de auto-consistência de densidade de carga-funcional de ligação estanque para estudar o comportamento de encapsulação do spilanthol na poltrona (n,n) (n = 4, 5, 6, 7, e 8) de carboneto de silício (SiC) e nitreto de boro (BN) nanotubos. Dependendo da quiralidade, pode-se classificar as interacções como fisisorção ou quimiosorção. Além disso, distribui-se o spilanthol de forma linear ou helicoidal ao longo do eixo do nanotubo. Em sistemas contendo nanotubos BN, pode-se modular a transferência de carga através da alteração da quiralidade do sistema. A interacção mais forte ocorre quando se prende uma molécula de spilanthol no interior de (5,5) nanotubo de SiC. Os nossos resultados mostram que as propriedades dos complexos portadores de Spilanthol são adequadas para aplicações na medicina e também para a electrónica.

 

Artigo: EFEITOS DA POLARIDADE DO SOLVENTE SOBRE OS PARÂMETROS TERMOQUÍMICOS E NMR DO AGENTE FARMACOLÓGICO SPILANTHOL: UMA INVESTIGAÇÃO EXPERIMENTAL E DFT

Autores: Mayra Pinheiro,  Antonio R. da Cunha,  Andrey M. R. Marinho,  Simone Y. S. Silva,  Tarciso Andrade-Filho &  Rodrigo Gester 

DOI: https://doi.org/10.1007/s11224-020-01573-1

Resumo:

Através de abordagens químicas quânticas experimentais e apropriadas, realizamos uma investigação sistemática dos efeitos dos solventes nos parâmetros termoquímicos e de ressonância magnética nuclear (RMN) de (2E,6Z,8E)-N-isobutil-2,6,8-decatrienamida (spilanthol). Os parâmetros NMR ligados à parte hidrofóbica do spilanthol apresentam uma dependência ambiental insignificante. No entanto, constantes de acoplamento spin-spin como 1JCO, 1JCN, e 1JNH associadas aos sítios amina e carbonilo activo sofrem fortes efeitos solventes de cerca de 17%. As constantes de protecção 17O mostram a maior sensibilidade relativamente à polaridade do solvente, ca. 71%, indicando que o oxigénio é uma sonda apropriada para a caracterização estrutural. No entanto, os resultados sugerem que as mudanças estruturais são parcialmente responsáveis por estes efeitos, e a contribuição significativa provém da polarização do soluto. Para ambientes polares, os parâmetros NMR tornam-se invariantes em relação à polaridade do solvente, o que sugere que o spilanthol estabiliza melhor no ambiente polar. Estes resultados mostram que a participação do solvente é fundamental para uma série de efeitos relativos à estabilidade do composto. Por exemplo, a análise das energias livre de entalpia, electrónica, e Gibbs sugere que o spilanthol é mais estável quando solvado em solventes orgânicos de constante dieléctrica moderada, o que pode melhorar o processo de extracção do composto. Além disso, os cálculos mecânicos quânticos realizados utilizando densidade de carga auto-consistente-funcional com base em métodos de ligação estanque considerando moléculas de solventes explícitos indicaram que o rendimento energético obtido em etanol é superior ao da solução aquosa. O protocolo utilizado mostra que os parâmetros energéticos e estruturais do spilanthol são fortemente perturbados pelo ambiente e permitem prever com precisão o seu comportamento.

 

Artigo: INVESTIGAÇÃO TEÓRICA DA ADSORÇÃO DE ÁCIDO KÓJICO EM NANOTUBOS DE CARBONO

Autores: J.T. Diasa, G.C. Ramosb, P.S.B. Marinhob, R. Gesterc, T. Andrade-Filho.

Resumo:

A água e as águas residuais contendo contaminantes orgânicos podem tornar-se um problema ambiental nocivo. A utilização de sistemas nanométricos ganhou muito interesse nas comunidades científicas e industriais para Qnd uma estratégia para extrair os de ambientes poluídos. Neste trabalho, utilizamos métodos teóricos para simular o uso de carbono nanotubos para remover o ácido kójico do ambiente contaminado. Através da transferência de carga, a magnitude e a natureza da interacção intermolecular envolvida, pode-se especular sobre a utilização eficaz destes sistemas em a nanoescala na aplicação da remoção do ácido kójico.

Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0167577X21004651

Fim do conteúdo da página